domingo, 6 de novembro de 2011

Grécia chega a acordo sobre governo de coalizão; primeiro-ministro vai deixar o poder



Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizado em: 06/11/2011 - 19h25

O primeiro-ministro grego, Giorgos Papandreou, e o líder do partido oposicionista Nova Democracia (ND), Antonis Samaras, chegaram neste domingo (6) a um acordo para a formação de um governo de coalizão, acertado após reunião com o presidente do país, Karolos Papoulias, segundo comunicado divulgado pela Presidência. O acordo inclui a saída do atual primeiro-ministro do poder.

O novo governo ficará encarregado da "aplicação do plano europeu" de ajuda à Grécia até "as próximas eleições", destaca o comunicado. O líder da oposição conservadora e Papandreou se reunirão novamente nesta segunda-feira para designar um novo primeiro-ministro e o futuro gabinete.

O novo governo deve conseguir um acordo sobre o segundo plano de resgate estipulado na cúpula europeia, formalizado com a União Europeia e o FMI no dia 26 de outubro, que inclui o perdão de 50% da dívida grega com os investidores privados.

A reunião que selou o acordo ocorreu após um final de semana de sobressaltos para Papandreou. O premiê declarou antes do encontro que está preparado para abandonar o cargo se a oposição chegasse a um acordo sobre o nome de um novo primeiro-ministro e a formação de um governo de coalizão.

A renúncia de Papandreou era uma exigência de Samaras para participar das negociações para a formação de um governo de coalizão, que será criado com o objetivo de superar a crise econômica que atinge o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário