sábado, 5 de novembro de 2011

BAHIA E SÃO PAULO, DUELO DE TRICOLORES

05/11/2011 06h10 - Atualizado em 05/11/2011 06h10

Temporadas em jogo: Bahia e São Paulo duelam por metas no Brasileiro

Rivais deste sábado, às 19h, precisam salvar o ano de diferentes formas – baianos querem fugir da degola, e paulistas ainda buscam Libertadores


Links Patrocinados
Montagem Joel Santana e Leão, Bahia x São Paulo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Joel Santana e Leão: estrelas no banco em Pituaçu
(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Cada um na sua, mas com objetivos importantes a serem cumpridos. É assim que Bahia e São Paulo entram em campo neste sábado, às 19h (de Brasília), em Pituaçu. Seja para fugir do rebaixamento ou para voltar à zona de classificação para a Taça Libertadores, os dois times precisam mostrar reação urgente a seis rodadas do final da competição. Com tanta coisa em jogo, ninguém vai se segurar na defesa – promessa de belo jogo em Salvador.

O Bahia vem de cinco jogos sem vitórias – três empates e duas derrotas -, e por isso se vê cada vez mais ameaçado de rebaixamento. Antes tranquilo e querendo vaga na Copa Sul-Americana, o time de Joel Santana estacionou nos 36 pontos, já foi ultrapassado pelo Atlético-MG e está a apenas quatro pontos do Ceará, que abre a zona da degola. Em casa e empurrado pela apaixonada torcida, o Bahia só pensa em arrancar para se livrar rapidamente do incômodo.

Com 50 pontos, o São Paulo planeja uma trinca de vitórias contra clubes que lutam contra a degola – o time ainda pega Avaí e Atlético-PR na sequência. Só assim o técnico Emerson Leão acredita que a equipe voltará a brigar, no mínimo, por vaga na Taça Libertadores de 2012. Ao menos o comandante tem uma boa notícia: Luis Fabiano está de volta, recuperado de dores musculares.

Com retrospecto positivo fora de casa, o São Paulo precisa quebrar um longo jejum se quiser sonhar com a vitória: há 40 anos o time não consegue ganhar do Bahia em Salvador – desde 1971, são cinco derrotas e cinco empates na cidade.

O SporTV transmite o confronto para todo o Brasil (menos estado da BA), e o PFC também mostra pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real a partir das 19h.


header as escalações 2

Bahia: o técnico Joel Santana decidiu mudar o Bahia mais uma vez. Com a necessidade de reforçar a criação no meio de campo, o treinador vai abandonar o esquema com quatro volantes e deixar o Bahia mais ofensivo. Além disto, o lateral-direito Marcos e o volante Fahel estão de volta ao time após cumprirem suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O Bahia vai a campo com: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Fabinho, Diones e Magno; Gabriel e Souza.

São Paulo: Emerson Leão não tem segredos para montar o time. Sem Xandão, suspenso, o técnico mantém o esquema de três zagueiros com Luiz Eduardo. Na esquerda, Cícero ganha a vaga de Juan, que nem viajou para Salvador. Denis segue no gol, já que Rogério Ceni sentiu o tornozelo no último treino antes da partida. O time: Denis, João Filipe, Rhodolfo e Luiz Eduardo; Piris, Wellington, Carlinhos Paraíba, Lucas e Cícero; Dagoberto e Luis Fabiano.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Bahia: Ávine, Ricardinho e Carlos Alberto continuam vetados pelo departamento médico. O lateral-esquerdo está em recuperação de uma lesão no ombro. Ricardinho ainda reclama de dores no tendão de Aquiles e Carlos Alberto, apesar de ter treinador esta semana, não está totalmente recuperado das dores no púbis.

São Paulo: Xandão, suspenso, e Rogério Ceni, com dores no tornozelo esquerdo, não jogam, além dos lesionados, Bruno Uvini, Casemiro, Henrique Miranda e Cañete – este só volta aos gramados em 2012.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Bahia: Ávine, Marcos, Maranhão, Paulo Miranda, Ricardinho, Souza, Tiago e Titi.

São Paulo: Denílson e Rogério Ceni.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Evandro Rogério Roman (Fifa/PR) apita a partida, auxiliado por Gilson Bento Coutinho (PR) e José Carlos Dias Passos (PR). Ao todo, Evandro Roman participou de oito jogos, aplicou 46 cartões amarelos (média de 5,7) e sete vermelhos (média de 0,8), marcou 280 faltas (média de 35) e nenhum pênalti no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,6 faltas. Destes amarelos, 26 foram para mandantes e 20 para visitantes. Ele apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Corinthians 1 x 0 Bahia, pela 26ª rodada, e São Paulo 0 x 0 Inter, pela 29ª.

header fique de olho 2
Bahia:
contratado no início deste ano pelo Tricolor, Magno ainda não teve oportunidades no time principal. O meia teve que passar por uma cirurgia no pé esquerdo e só ficou à disposição no segundo semestre, mas estava atuando somente pelo time sub-23 na Taça Governador do Estado. Neste sábado, o meia terá a primeira chance como titular do time principal e vai ficar com a função de armar as jogadas do Tricolor.

São Paulo: fora do jogo contra o Vasco por um problema muscular, Luis Fabiano volta com fome de gol e a esperança de ajudar o Tricolor a retomar a boa fase no Brasileiro. Em seis jogos, o Fabuloso tenta engrenar e desencantar no Brasileirão – seu único gol desde o retorno foi contra o Libertad-PAR, pela Sul-Americana.

header o que eles disseram

Fahel, volante do Bahia: “Com todo respeito ao São Paulo, nós vamos fazer o nosso melhor para sair com a vitória. Sabemos da dificuldade, mas o grupo está consciente e sabemos que podemos chegar ao nosso objetivo. O Bahia, quando entra, é para vencer. O único resultado que nos interessa, principalmente dentro de casa, é vencer”.

Emerson Leão, técnico do São Paulo: “Conheço o time e o treinador deles, mas acha que eu vou falar algo? Acho que o Bahia está correndo atrás de um objetivo, nós estamos atrás de outro objetivo, e isso significa que os dois têm de jogar pela vitória. Assim, o espetáculo tende a ser melhor”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* O confronto tem boa média de gols e só teve um 0 x 0 na história do Brasileirão, em 1984, na Fonte Nova. No geral, foram marcados 51 gols em 22 partidas, média de 2,2 por jogo.

* A última vitória do São Paulo contra o Bahia em Salvador foi em 18 de agosto de 1971, no Campeonato Brasileiro daquele ano. O time paulista fez 1 a 0, gol de Paulo.

* Os dois times estão em queda no segundo turno e fazem campanhas quase idênticas. O Bahia somou 16 pontos em 13 rodadas, enquanto o São Paulo conseguiu apenas 15. Ambos estão longe do Fluminense, dono da melhor campanha do returno: 28 pontos.

header último confronto v2

Em 4 de agosto deste ano, o São Paulo não deu chances ao Bahia jogando no Morumbi. Em uma de suas melhores exibições no Brasileirão, o time fez 3 a 0 com facilidade e se consolidou na zona da Libertadores naquela ocasião. Ainda treinado por Adilson Batista, o São Paulo abriu o placar com Rogério Ceni, e ampliou com Dagoberto e Lucas. Piris ainda foi expulso. O duelo foi visto por 11.265 pagantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário