terça-feira, 18 de outubro de 2011

'Governo não está contando' com demissão de Orlando Silva, diz Temer

Questionado sobre eventual saída, vice disse que governo não para.
'Ministro é peça importantíssima e vem fazendo um bom trabalho'.

O vice-presidente Michel Temer negou nesta terça-feira (18) que o governo já considere a demissão do ministro do Esporte, Orlando Silva, alvo de denúncias de desvios e recebimento de propina na pasta.

Após participar de uma conferência em Salvador, Temer repetiu a necessidade "esperar" os desdobramentos do caso, como havia dito mais cedo, em Brasília.

"O governo não está contando com isso [demissão]. Está esperando que o ministro esclareça os fatos como vem fazendo. Hoje ele mesmo pediu para dar o depoimento na Câmara. O ministro é peça importantíssima e vem fazendo um bom trabalho. Esperamos que ele continue", disse.

saiba mais

Questionado sobre uma eventual saída, Temer descartou risco de paralisação do governo e das ações para a realização da Copa do Mundo. "Quando sai um ministro imediatamente vem um outro e não há nenhum tumulto, não há crise administrativa no governo. O governo não para quando um ministro sai", afirmou.

Neste ano, cinco ministros deixaram o governo, quatro deles após denúncias de corrupção. O ministro Orlando Silva é acusado pelo policial militar João Dias Ferreira de receber propina e comandar esquema de desvio de verbas do programa Segundo Tempo, destinado à prática esportiva de crianças e adolescentes.

Em audiência na Câmara nesta terça, o ministro reiterou sua defesa, dizendo que o PM não tem provas de seu suposto envolvimento e que a denúncia é uma "reação" de João Dias à cobrança, por parte do Ministério, de cerca de R$ 3 milhões, por irregularidades em convênios firmados entre a pasta e ONGs ligadas ao policial.

Em Salvador, Temer enfatizou ainda que o próprio surgimento das denúncias "não tumultua minimamente a questão do esporte no nosso país". "O governo não fica paralisado em função desses fatos. Temos que esperar para ver", reiterou.

Temer, que nesta semana está em exercício da Presidência com a viagem de Dilma Rousseff à África, palestrou por cerca de 40 minutos no 25º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo, realizado na capital baiana. Ele foi recebido pelo governador Jaques Wagner no aeroporto da capital baiana por volta das 19h30.

Abordado sobre o assunto, o governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que não acompanha de perto o caso, mas disse que Orlando está sendo "bastante consistente" em sua defesa.

"Não acho que podemos condenar ninguém a partir de uma reportagem. É preciso o mínimo de prazo para que o acusado prove a sua inocência. Quem acusa tem que provar. Agora temos que esperar", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário