quarta-feira, 5 de outubro de 2011

BOM JESUS DA LAPA CHEGA A MARAGOJIPE

Maragojipe recebe imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa



Imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa em seu local de origem
Imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa em seu local de origem

A imagem peregrina do Senhor Bom Jesus da Lapa chega na tarde desta quarta-feira, dia 5, a Maragojipe (133 km de Salvador), onde deve permanecer até o próximo domingo, 9, no altar da Igreja Matriz.

Uma alvorada nas primeiras horas da manhã marca a chegada da imagem que também será recebida com o badalar dos sinos da Matriz e das capelas que fazem parte da paróquia. Nesse período de cinco dias, diversas atividades religiosas serão realizadas pelos fiéis católicos, como vigílias, caminhada penitencial e missas.

Nesta quarta, os fiéis vão recepcionar a imagem do Bom Jesus na Ponte do Sinunga, estrada que liga Maragojipe a São Félix, a partir das 16 horas e logo após, saem em carreata por várias localidades do município como Coqueiros e Nagé.

Segundo informações de Luis Carlos Conceição, coordenador de serviços paroquiais, depois da carreata, às 18h, acontece o translado da imagem de Nossa Senhora da Conceição para a entrada da cidade, onde os fiéis receberão a imagem de Bom Jesus e sairão em procissão pelas principais ruas do município. “No coreto da Matriz realizaremos uma missa campal e os grupos das paróquias farão suas vigílias. No dia seguinte, quinta, às cinco horas da manhã acontece uma caminhada penitencial, louvores, celebração de bênçãos e missa. A Igreja Matriz ficará aberta para visita ao Bom Jesus até às 22 horas”, completa.

Já no domingo, a partir das 10h, uma missa solene na Igreja Matriz prepara os fiéis católicos para a despedida da imagem. “Todos os moradores enfeitam suas ruas com palhas, bolas, bandeirolas e ouros adereços. É uma festa muito bonita”, garante Luis Conceição.

Ainda segundo o coordenador da paróquia, milhares de pessoas participam da procissão em louvor a imagem peregrina de Bom Jesus da Lapa (que viaja do município homônimo). O cortejo em torno da imagem sai pelas ruas das cidades sempre acompanhado por uma carreata, reunindo paróquias de diversas cidades do recôncavo baiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário