terça-feira, 3 de dezembro de 2013

ÔNIBUS ELÉTRICO JÁ ESTÁ RODANDO EM SALVADOR


Fonte:G1 BAHIA
Estacionado ao lado da Prefeitura de Salvador ele chama a atenção de quem passa, sejam eles, crianças, adolescentes ou idosos. Não há quem não fique curioso com a presença daquele veículo azul de 12 metros de cumprimento e 2,5 de largura. O Eco-ônibus K9, o ônibus elétrico, foi lançado para testes na capital baiana na manhã desta terça-feira (3).
Pagando a tarifa convencional de R$ 2,80, a população poderá participar dos testes do veículo, no período até 21 de dezembro, na linha Aeroporto-Lapa, via orla. Moradora de Itabuna, no sul da Bahia, usando cadeira de rodas, a aposentada Alice da Silva Gonçalves, de 82 anos, foi uma das primeiras pessoas a entrar no veículo. Ela estava acompanhada dos filhos, Maria Lídia Gonçalves e George Bezerra.
Ônibus elétrico (Foto: Ruan Melo/G1)Idosa foi uma das primeiras pessoas a testarem o
ônibus (Foto: Ruan Melo/G1)
"Estamos curiosos. Estávamos ali vendo ele [o ônibus], olhando como é que era. Nos chamou a atenção. Ela [Alice da Silva], ficou feliz em vê-lo. Ela sabe que é difícil para um deficiente transitar por aí", relata Maria Lídia. Além de vaga para cadeirantes, o sistema de suspensão do ônibus permite rebaixar o carro, tanto para o acesso de cadeiras de rodas, como para idosos e pesssoas com deficiência.
O ônibus elétrico, considerado não poluente, é produzido por uma empresa chinesa e tem como diferencial a ausência de barulho. Segundo a Secretaria Cidade Sustentável (Secis), o veículo tem autonomia de 250 km com período de carregamento de quatro horas, capacidade para 80 passageiros e é adaptado para portadores de deficiência.
Ônibus elétrico (Foto: Ruan Melo/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário