sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Morre filho do Jô Soares aos 50 anos vitima de um câncer

"Rafael foi um menino muito especial", diz Jô Soares sobre filho

Do UOL, em São Paulo


  • Reprodução/RedeTv
    Jô com o filho, Rafael Soares, em lançamento do livro "As Esganadas", em 2011 Jô com o filho, Rafael Soares, em lançamento do livro "As Esganadas", em 2011
O apresentador Jô Soares lamentou a morte do filho, Rafael Soares, dizendo que "chegou o momento da passagem" e agradeceu os ensinamentos que o jovem lhe trouxe.
"Rafael foi um menino muito especial, que veio ao mundo para nos ensinar tanta coisa. Devido ao autismo, permaneceu um menino. Nosso menino. E, nesses 50 anos, como nos ensinou... a mim e a Teresa. Ele já estava lutando, com a serenidade dele, há mais de um ano. E agora chegou o momento da passagem. Tenho certeza que ele viveu plenamente, da forma dele, o tempo que esteve conosco", disse Jô em nota.
Rafael Soares morreu nesta sexta-feira, aos 50 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, desde quinta-feira com um câncer no cérebro.
O velório está marcado para a manhã deste sábado, no Memorial do Carmo, e a cerimônia cremação está prevista para as 16h. Na tarde desta sexta, Jô Soares chegou ao hospital sem falar com a imprensa. Usou uma entrada alternativa, passou pela capela e seguiu direto para o terceiro andar, onde Rafael ficou internado. Mais tarde, sozinho, o apresentador voltou à capela para rezar.
Rafael era autista e nasceu em 1964, fruto do casamento do apresentador com Teresa Austregésilo, com quem ficou casado por 20 anos. No fim da tarde desta sexta, Teresa deixou o hospital bastante abatida, em uma cadeira de rodas, acompanhada por familiares.
Em entrevista ao programa Roda Viva (assista ao vídeo abaixo), da TV Cultura, em novembro de 2011, o apresentador comparou o filho ao personagem retratado no filme "Rain Man", interpretado  por Dustin Hoffman.

Marcos Ribas/Photo Rio News
Jô Soares em outubro de 2014, em palestra na "Casa do Saber"

"Tenho um filho autista, que tem ouvido absoluto -- você joga um prato no chão e ele [identifica a nota musical]: 'si bemol'. É um pouco o retrato que o Dustin Hoffman pinta no 'Rain Man'. Ele toca piano, mas abotoar a camisa diz que é muito difícil, muito complicado. Só que a fixação que o 'Rain Man' tinha com a televisão, ele tem com o rádio. No quarto dele tem uma rádio montada. E quando ele se apaixona por alguém, ou cisma com uma música que ele acha que é adequada para a pessoa, a vizinhança 'sofre', porque aquilo fica rodando 24 horas. 'Rafael, muda essa música, pelo amor de Deus!' [gritando]", contou o apresentador sobre a personalidade de seu filho.
Questionado sobre as poucas vezes em que ele falou ao público sobre sua vida doméstica, o apresentador explicou sua posição. "Não é que eu não fale da vida da minha família. É que não é na conta de ninguém, é só da minha."
Em outra entrevista de 2011, à revista "Rolling Stone", Jô voltou a compará-lo com o personagem de Hoffman e disse que não imaginava ter outro filho. "As pessoas me falam: ¿Nossa, mas você tem um filho autista...¿ Mas é um filho que é meu. Não queria ter outro, não queria mesmo. Não imagino o que seria ter outro filho", declarou.
Jô Soares comentou sobre sua relação com Rafael também em entrevista à RedeTV. "Eu tenho um filho que é autista, que tem uma série de problemas, alguns problemas que em alguns momentos se agravam. Já é uma condição genética que ele tem. É difícil você se comunicar com um filho que tem dificuldade de se comunicar com você e com o mundo, e o autista é isso. Mas você não pode deixar que isso seja o foco principal da sua vida. É também um foco, tão importante quanto tudo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário